
Férias é sinônimo de crianças em casa e muita criatividade para que os pequenos gastem toda energia.
É importante que o tempo livre das crianças seja preenchido com atividades recreativas, mas que também sejam educativas, leves e diferentes. Aproveite para criar memórias e estreitar os laços com seus filhos.
Ainda tem dúvida de como fazer isso? Calma que separamos 7 dicas para você curtir ao máximo as férias com as crianças de forma criativa, divertida e sem gastar muito.
1. Faça um planejamento
É necessário que você, seja mãe, pai ou responsável pela criança, se organize. Nos dias mais corridos, fica mais fácil consultar as ideias e executar. Assim, será mais prático preparar atividades conforme o seu tempo livre e a rotina dos pequenos.
Se também estiver de férias, o tempo para curtir com as crianças será ainda maior. Caso não consiga, faça um planejamento para realizar tarefas com eles, pelo menos, algumas horas do seu dia e aos finais de semana.
2. Controle o tempo das telas
Sabemos que a internet e o uso de celular, tablets e afins é presente na vida das crianças. Mas é importante ter o controle sobre o tempo das telas para que os pequenos não fiquem viciados e nem prejudiquem o seu desenvolvimento.
Apresente outros jogos, estimule brincadeiras com outras crianças, atividades ao ar livre e outros passatempos. Dentro da sua rotina, estabeleça horários para o uso das telas.
3. Incentive novas habilidades
Para fugir do tédio, incentive atividades que as crianças possam desenvolver novas habilidades. Lembre-se de que as crianças gostam de realizar coisas novas e ficam empolgadas quando fazem parte de algo que desperta a sua curiosidade.
Esse é o momento de fazer tarefas manuais como, por exemplo, testar uma nova receita com os avós, cuidar de plantas no jardim de casa, pintar um quadro com os primos, ajudar na nova decoração de algum cômodo do lar e outras atividades que eles possam se envolver e colocar a mão na massa.
Além de estimular a criatividade, essas ocupações ajudam a fortalecer o vínculo das crianças com outras pessoas do seu círculo de convivência.
4. Apresente novas brincadeiras
Essa é a hora ideal para você relembrar as brincadeiras da sua infância. Ao apresentar novos jogos para as crianças, todos se divertem e, claro, a risada é garantida.
Algumas sugestões:
- Telefone sem fio;
- Esconde-esconde;
- Pula corda;
- Amarelinha;
- Bola de gude;
- Caça ao tesouro.
5. Demonstre diferentes tipos de arte
Aproveite esse tempo de férias para visitar o museu da sua cidade, conhecer um lugar e contar a história para a criança. A ideia é que esse passeio seja divertido, mas também sirva para descobrir mais sobre a cultura de onde mora.
Outra dica é contar histórias diversas ou criar uma história em conjunto. Uma forma de incentivar a imaginação e a criatividade dos pequenos. Vocês podem até desenhar uma história em quadrinhos e apresentar para os demais adultos depois.
O mais importante é que elas conheçam outros tipos de artes além de filmes e séries.
6. Reserve um tempo livre
No seu planejamento, é preciso incluir um tempo livre para as crianças. Isso porque elas também podem contribuir com ideias e sugestões do que desejam fazer nas férias.
É necessário sempre manter o diálogo com as crianças e buscar uma educação na qual os pequenos saibam que podem ser escutados por você. Então, incentive para que eles preencham o dia com alguma atividade que os faça bem.

7. Faça um passeio diferente
Para deixar as férias ainda mais inesquecíveis, que tal organizar um passeio diferente com as crianças? Você pode escolher um roteiro de um dia ou um final de semana para que toda família se divirta.
A experiência será única para todos e, com certeza, viagem é algo que renova a energia. Os pais, os filhos e quem mais for da família, podem aproveitar esse dia e ter várias histórias para contar depois, além das inúmeras fotos e vídeos, é claro.
Nós temos diferentes opções para você curtir as férias. Além dos nossos roteiros, podemos te ajudar com passagens aéreas e algumas opções de transfer. Ficou curioso? Aproveite para entrar em contato com a gente.